sexta-feira, 16 de maio de 2008

Triste Zenit feliz ... E o triste Quênia das bruxas...!!!


Nesta mês que vos escrevo, em Maio de 2008 saiu o campeão da Copa da UEFA, e o ganhador foi o Zenit.
Clube russo empresariado por uma empresa que explora gás natural ( creio que seja gasprom) Muito tem se falado sobre o time até então desconhecido e sua ascenção, e por baixo dos bastidores pouco se fala sobre o fato do time não aceitar negros no clube e sua torcida ser racista...
É muito triste o fato de estarmos em pleno século XXI e termos de aceitar que ainda existam legiões de ignorantes racistas, e fico mais triste pela gasprom, que, ainda que indiretamente, aceita esse tipo de pensamento, aceita esse tipo de atitude e ainda por cima apoia financeiramente. Poderia partir da própria o incentivo, mesmo que forçado, de fazer o povo mudar essa filosofia burra, para não falar outra coisa.

enquanto isso no Quênia 15 mulheres foram queimadas vivas, acusadas de bruxaria, por uma multidão descontrolada.

O fato se repete após o acontecido dos anos 90.
acusadas de trazer o azar, tornar as pessoas canibais, surdas, mudas ou sonâmbulas. Sendo assim conhecida como a "área das bruxas"

Parecemos regredir, acho que não é possível, mas é triste ainda ser possível a existência de culturas tão ridículas de tempos passados...

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Globalização e a Nova Onda Nacionalista

Não se sabe exatamente onde a globalização teve início, estimam-se datas anteriores mesmo a Cristo, alguns crêem que foi durante as cruzadas, outros acreditam que a globalização veio junto as grandes navegações, e por aí vai, alguns junto ao feudalismo, outros somente na primeira Revolução Industrial etc. Só se tem certeza de uma coisa, a globalização uniu cada vez mais os povos, não no sentido filosófico, mas sim no sentido literal da união, uns rompendo barreiras para comercializar enquanto outros procuravam meios de deixar essa transação mais próxima, rápida e leal. Aos poucos indivíduos de uns países passam a exercer moradia em outros, no sentido de representação do seu país de origem, empresas passam a buscar localidades onde possam usufruir da mão de obra mais barata e criar a sua principal fábrica, lugares onde o povo é leal e mais regrado, e instala a sua central tecnológica e em alguns casos ela se espalha pelo mundo de uma forma extremamente pretensiosa, e em qualquer país do mundo você andando pela rua da de cara com um produto da tal famosa marca. Outras não escolhem a esmo, simplesmente por ter um público alvo definido ou o que buscam não tem em qualquer lugar no mundo, e exatamente o que buscam são recursos escassos ou já explorados em seus países de origem e vão atrás desses em outros países e há ainda aqueles que escolhem aonde ir a dedo por restrições como religião, clima, altitude, problemas políticos, cultura etc. Pronto a grade está pronta a rede avança a todo vapor.
Net, rede em inglês, exatamente o que mais ajudou a globalização a se expandir em termos gerais foi ou é a internet, com ela posso acompanhar todo o processo da minha empresa pelo mundo, imagina se você tivesse que passar na Tailândia, China e Índia depois no Japão e em seguida nos países latinos e europeus, tudo isso em uma semana, Impossível, é onde a internet mais ajudou os grandes investidores.
Alguns países recebem com muito “amor” as multinacionais ou transnacionais como preferir, só que nem todos estão capacitados ou habilitados (no sentido de ter habilidade) para transformar esse investimento externo em evolução para a população, que é exatamente o caso do nosso amado país governado por odiosos políticos, só que este problema é político, nada tem a ver com as multinacionais, afinal todos buscam lucrar e é óbvio que irão procurar os locais mais vantajosos. Agora algumas empresas aproveitando-se de países “parecidos” com o nosso procuraram tirar vantagem adquirindo não simplesmente um espaço e produzindo algo nele, mas sim retirando recursos naturais com esquemas onde o lucro era grande, por sua vez esses países explorados, invadidos acreditavam ser algo natural e bom para eles afinal eles não tinham como aproveitar esses recursos por questões tecnológicas ou por falta de capital, o grande problema é exatamente o quanto receber dessa exploração, a quantia ou quantidade anteriormente julgadas como ótimas ante a necessidade do país ou mesmo, infelizmente, aproveitar o momento levando um algo a mais nessa relação, pessoalmente falando.
Só que as multinacionais sabiam que era um ótimo negócio que levava um risco, pois uma hora os donos dos recursos poderiam abrir os olhos e perceber a rasteira que haviam levado. E foi o que aconteceu, a Bolívia abriu o olho na investida da Petrobrás, depois veio o presidente de Honduras querendo renegociar os contratos com as empresas instaladas no país na área do petróleo e os países detentores de recursos “explorados” também seguem nessa nova onda onde ou renegociam os contratos ou nacionalizam as empresas. Agora todos os candidatos a presidência do Paraguai tem em seus planos de governo renegociar com o Brasil o valor da energia referente a hidroelétrica de Itaipu alegando que o Brasil vem a anos roubando o Paraguai. A última há pouco tempo foi a nacionalização da indústria de cimento por Hugo Chaves na Venezuela.

Obs.: No caso da hidroelétrica de Itaipu o Brasil negociou com o Paraguai a divisão da energia meio a meio, sendo que dos 50% de direito do Paraguai eles só necessitam de 5% e vendem os 45% restantes ao Brasil e o Brasil desde a construção paga ao Paraguai uma quantia muito menor do que o acordado com o Paraguai, por isso os candidatos vem comentando esse suposto roubo tupiniquim, o que eles não devem se lembrar, foi que na época da construção da dita hidroelétrica o Paraguai não tinha dinheiro, nem crédito internacional para bancar o seu lado na construção, logo o Brasil pagou por toda a construção, e como bem sabemos o funcionamento de uma construção no Brasil, a obra demorou mais tempo que o esperado, custou mais que o esperado virando uma bola de neve. No final da construção a hidroelétrica levou valores exorbitantes e vem sendo descontada a parte do Paraguai até hoje.
E agora quem será o errado na história?